“Se as escolas tivessem documento de Identidade, ele seria o
Plano Político Pedagógico.”
DESCRITORES CURRICULARES
O currículo está organizado de acordo com a proposta político-pedagógica da Unidade Escolar, baseada numa concepção sócio-interacionista de educação. Os saberes científicos, culturalmente estabelecidos, são utilizados a partir da realidade dos trabalhos desenvolvidos na escola, de modo a garantir a formação de sujeitos sociais.
O currículo Pleno do Ensino Fundamental abrange a Base Nacional Comum e Parte Diversificada.
O ensino das matérias componentes do currículo pleno do Ensino Fundamental, sem prejuízo dos conhecimentos, experiências e habilidades inerentes a cada uma delas, deve:
I – convergir para o desenvolvimento da capacidade de observação, reflexão, criação, discriminação de valores, julgamento, como objetivo geral do processo educativo;
II – ajustar-se aos objetivos mais amplos estabelecidos na legislação em vigor, inserindo-se harmoniosamente na política educacional.
É garantida a abordagem de temas transversais no cotidiano da escola viabilizando com eles espaço para desenvolver a socialização, a imaginação, o movimento, a emoção, a construção de valores, a ética e os valores culturais estabelecidos.
O Ensino Religioso é ministrado por professor autorizado na forma da lei, no Ensino Fundamental Diurno e Noturno.
A Educação Física é ministrada por profissional habilitado, na Educação e no Ensino Fundamental.
A coordenação pedagógica é utilizada para discussões coletivas das Unidades de Ensino, de formação permanente e elaboração de atividades coerentes com as necessidades dos educandos.
Sempre que a experiência indicar, as atividades curriculares, fundamentadas a partir de discussões coletivas, poderão sofrer adaptações tendo em vista o nível de desenvolvimento dos educandos.
amo minhaaaaa escola